terça-feira, 14 de junho de 2011

DICAS TERAPÊUTICA SOBRE A MAÇA

Dicas Terapêuticas
macas

A MAÇA é mesmo uma rainha das frutas. Com tanta valiosas qualidades nutritivas. Ela é indicada para todas as pessoas, especialmente  para indivíduos que sofrem de transtornos de saúde.
Anti-séptico, Feridas e Contusões – Ralar a maça e aplicar no locar afetado. Observação as frutas usadas deve ser sadias, sem nenhuma deterioração.
Artrite – Substituir uma refeição do dia por maçãs de preferência o café da manha (pequeno almoço como diz em Portugal) fazer durante um a dois meses.
Asma  e Bronquite- Fazer uma refeição por maçã assada, comer ainda quente, e outra refeição a maçã crua, por alguns dias. Outra forma é conzinhar a maça picada em pouca água e mel, deixe conzinhar até a maçã tiver completamente cozida. Tomar este caldo varias vezes por dia. O chá das flores da maceira também é otimo.
Aterosclerose - Comer maçãs frequentemente e com abundância, ajuda a preveni a arterosclerose.
Problema de bexiga – É indicado o tomar diariamente o suco natural de maçã. Nada dos sucos artificias.
Como Calmante – Fazer o chá da casca da maça e tomar com mel. O chá deve ser morno e nada de açúcar.
Problemas Cardíaco – É indicado tomar o xarope de maçã.
Como fazer: cozinhar a maçã com mel até ficar uma calda, deve levar uns 40 minutos. E tomar varias vezes por dia.
Cárie Dentária - Para preveni cárie recomenda comer com  frequência, e substitui uma refeição de vez em quando.
Cálculos Renais e Vesículas – Tomar suco natural de maçã três vezes ao dia.
Catarro – Cozinhar maçã picada, colocar pouca água e mel, deixar ficar uma calda. Tomar este caldo quente, varias vezes por dia.
Cólera – Cozer bem a maçã até ficar um caldo, e tomar este caldo varias vezes ao dia. Também comer maçãs cruas e cozida.
Colite -Tomar suco natural de maças com frequência. Ainda recomenda-se fazer um dia por semana, uma refeição exclusiva de maçã.
Conjuntivite, Inflamações dos Olhos- Lavar os olhos de duas a três vezes por dia com o suco de maçã, usa um algodão molhado. Pode-se fazer cataplasmas  com a maçã ralada.
Constipação Intestinal, Prisão de Ventre – Comer maçãs com a casca deve ser acompanhada com mamão, mel e pão integral. As frutas deve ser bem lavada. Comer também as sementes da maçã e mamão, mas deve ser bem mastigada.
Convulsões - Recomenda-se fazer uma dieta com maça um a dois dias por semana.
Depurativo ou Desintoxicar – Fazer refeição exclusiva de maçã de um a dois dias por semana, durante uns dois meses.
Dermatoses e Problema de Pele – Substituir uma refeição (de preferência o café da manhã). de um a dois dias na semana por um período de dois a três meses.
Diabetes - Recomenda-se substituir uma refeição por maçã de um a dois dias por semana. Mas antes de tomar esta decisão procura orientação do seu medico.
Diarreia, Desenteria  – Cozinhar maçãs e tomar o caldo. Fazer uma refeição com maçãs assada ou crua.
Dores de Garganta – Fazer gargarejo com suco morno de maçã. Também é bom fazer uma refeição exclusiva com maçã.
Stress, Esgotamento nervoso - Comer maçãs com maior frequência, e de preferência fazer uma refeição só com maçãs.
Febre – Tomar bastante suco natural de maçã. Também é muito bom o xarope de maçã. Modo de fazer o xarope: Cozinhar o suco de maçã com mel de abelha e deixar apurar bem, leva uns 40 minutos.
Flatulência – Comer de uma a três maçãs com casca por dia durante uma semana ou mais. Se comer com casca deve lavar muito bem a maçã e mastigar bem ou ralada.
Gota, Reumatismo – Substitui uma refeição do dia por maçãs, melhor opção o café da manhã, por uns dois meses.
Gravidez – Bom tomar suco natural de maçã.
Hemorróidas – Comer maçãs com muita frequência.
Perda de peso, Obesidade – Recomenda fazer refeições exclusiva com maçãs de um a três de por semana. De preferência o jantar.
Pneumonia, Refreados, Tosse, Sinusite e Rouquidão – Comer uma maçã assada, quente com  torradas; e outra refeição com maçã crua. Por vários dias. Uma outra forma é cozer maça picada com pouca água e acompanhada com mel, tomar este caldo varias vezes no dia. O chá das flores da macieira, tomar morno. Comer maça ralada com mel.

Observação: todo esse conteudo não é recomendado por médicos mas informações importanes

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vinho tinto e chocolate amargo tem poderes anticancerígenos.

Vinho anti-cancerDe acordo com estudo apresentado por especialistas em uma conferência nos EUA, o vinho tinto e o chocolate amargo são remédios poderosos contra o câncer.
Os pesquisadores compararam alguns alimentos com medicamentos utilizados em tratamentos contra o câncer e descobriram que a soja, a salsa, as uvas escuras, morangos, framboesas e outros alimentos são tão ou mais potentes para combater o câncer do que remédios.
Consumidos juntos, esses alimentos resultaram ainda mais poderosos no combate às células cancerosas.
"Descobrimos que a mãe natureza criou uma grande quantidade de alimentos com propriedades antiangiogênicas", enfatizou Li, referindo-se à capacidade destes alimentos de reduzir a multiplicação de células malignas.
Estamos classificando os alimentos segundo suas qualidades como anticancerígenos", disse William Li, titular da Fundação Angiogenesis, sediada em Massachusetts (nordeste). "O que comemos é realmente nossa quimioterapia três vezes por dia", acrescentou.

Fonte: Folha Saúde

terça-feira, 15 de março de 2011

A GOIABA SEUS BENEFÍCIOS.


goiaba-04
A goiaba é uma fruta pertencente da familia Myrtaceae e seu nome científico chama-se Psidium Guajava. A goiabeira é uma arvore com ate 7 mentro de altura, tem o tronco de casca lisa. A polpa varia entre branco e o amarelo,  e do rosa ao vermelho. Sua origem é Sul do México até  America Centra,l e especialmente no Brasil, e depois os portugueses e os espanhóis levaram para as colônias asiáticas e africanas e para as demais regiões tropicais do globo terrestre.
Onde é Cultivada a Goiaba?
A goiaba é cultivada em abundância na China, Índia, México e America do Sul. O Brasil é o maior produtor mundial de goiaba vermelhas. E o estado de São Paulo é o que mais produz, depois a região Nordeste em especial em torno do Rio São Francisco, nas cidades de Petrolina – PE e Juazeiro – BA.

Por Que Razão Devemos Comer Goiaba?
A Goiaba é uma fruta rica em Cálcio, fósforo, potássio e também é uma boa fonte de peticina, uma fibra dietética, contem grande quantidade de fotoquímicos como: fenóis, taninas, triterpenes, flavonóides, óleos essenciais, lectinas e carotenóides. Suas folhas também são ricas em flavonóides, quercetina que tem uma função antibacteriana e é indicado nos casos de diarréia. Sem falar nas vitaminas, A, B1, B2, B6 e principalmente a vitamina C. Algumas variedades acusam em media um teor de vitamina C de 80mg por 100g, a goiaba branca, amarela são mais rica em vitamina do que a goiaba vermelha. A laranja contém cerca de 45mg por 100g, que quase a metade da concentração da goiaba branca.

O PODER DA LINHAÇA

Linhaça
linhaca linhaca-01
A linhaça é uma planta originário do Suldoeste Asiatico e Suldeste Europeu. Seu nome já diz tudo, em latim significa “muito útil”. Ela é utilizada sobretudo pelo o seu valor nutricional , mas também é usada para variados produtos comercias  não só na área alimentares, como tintas, tintas estas utilizada na escrito e impressão entre outros.
Onde é cultivado a linhaça?
Hoje o Canada é o principal produtor de linhaça, depois vem a China, Estado Unidos, Índia, Europa e Argentina.

Por que razão comer linhaça?
Por vários motivos, embora esta semente parece tão insignificante tem inúmeros benefícios para nossa saúde, é rica em minerais como: cobre, cálcio, ferro, fosforo magnésio, manganês, potássio, selênio e zinco, ainda contem vitaminas: A, complexo B, C e E, e ainda encontra-se fibras solúveis e insolúveis, ómega 3, 6 e 9, além de ácidos graxos que é essencial na prevenção de carência de nutrientes e no fortalecimento do sistema imunológico.

Hoje em dia vem sendo publicado em grande massa informações  sobre os efeitos desta semente. E, mais pesquisa realizada pelos investigadores do Canada e Estados Unidos tem destacados os benefícios da linhaça na prevenção e cura de diversas doenças degenerativas, tais como câncer de próstata, mama, cólon entre outros.
Benefícios da linhaça para a saúde
São inúmeros benéficos que temos quando incluímos a linhaça na nossa alimentação veja alguns deles:
  • Sistema Nervoso
  • Sistema Imunológico
  • Sistema Cardiovascular
  • Sistema Digestivo
  • Função Intestinal
  • Retenção de Liquido
  • Distúrbio de TPM e Menopausa
  • No emagrecimento
  • Rejuvenescimento
  • Vitalidade Física
  • Na Estética
  • Diabetes
  • Colesterol
  • Câncer
  • Anemia
  • Artrite
  • Gastrite
  • Hepatite
Sistema Imunológico – Rica em proteína e ómega 3 6 e 9 a linhaça é uma otima fonte de glutamina, um aminoácido que tem a função de fortalecer o sistema imunológico e prevenir a ocorrência de inflamações e cicatrização. Ideal para que quem sofre de alergia e LUPUS.
Sistema Nervoso – Pessoas que consumem esta pequena semente sentem-se grande diminuição da tenção nervosa e dando uma sensação de calma. É indicado para pessoas que trabalha sob pressão, e alivia problemas esquizofrénico. Além do mais a linhaça tem uma dose exata de energia para o cérebro,  porque os seus nutrientes reduzem os neurotransmissores.
Sistema Digestivo e  Função Intestinal - A linhaça preveni acidez estomacal e gases gástrico. Suas fibras, lubrifica e regenera  a flora intestinal, elimina as toxinas e é um excelente laxante.
Sistema Cardiovascular – Por conter Taglandina substancia que ajuda regula pressão sanguíneo e arterial. O uso regular desta semente diminui o risco de doença cardiovasculares.
Câncer – A semente de linhaça contém mais de 20 vezes componentes anti-cancerígenas e o mais poderoso Ligninas, um composto vegetal que atua na forma de proteger e evitar a formação de tumores tais como: de mama, próstata e cólon.
Colesterol – Com seu teor alto de ómega 3 ajuda a reduzir o colesterol mal,  auxiliado no tratamento da arteriosclerose, previne a formação de coagulo sanguíneo,distúrbio arterial e arritmia cardíaca.
Diabetes – Vários estudos mostram que as fibras da linhaça é uma boa opção para os diabéticos, pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue.
Para o Emagrecer – Esta pequena semente pode ser de grande ajuda no processo de emagrecimento ela favorece você perder aqueles quilinhos que tanto incomoda. Pois a linhaça possui forte efeitos laxante enatural, ainda auxilia o organismo a se livras do excesso de toxinas e gorduras localizada. E além disso ela ativa o cérebro a produzir o hormônio (colecistocinina) o qual provoca sensação de saciedade. desintoxicante
Retenção de Líquidos – A linhaça ajuda os rins a eliminar água e sódio. E isto é fundamental porque a tenção de liquido vem sempre acompanhado de inflamação, compromete a circulação e ainda contribui para o aumento de peso.
Distúrbio da TPM e Menopausa – A linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas (fitoesteróide) e por esta razão a lignanas tem uma função é importante no período da menopausa porque nesta fase a taxa de hôrmonio estrogênio são baixa, aí este fitoesteroide entra em ação como agente natural na reposição hormonal.
Na vitalidade Física – É importante para todas as pessoas, principalmente para quem pratica atividade física, pois ela é ativa aumento o coeficiente metabólico, e a eficácia na produção de energia celular.
Na estética – Ter o habito de consumi linhaça ajuda a regularizar a flora intestinal, fortalece os cabelos e alem de hidratar a pele, muito bom para tratamento de Acne, amenize manchas de pele e pano branco e também ajuda para eliminar celulite .
Rejuvenescimento - Por ser rica em selênio é ideal para evitar o envelhecimento precoce. Isto porque o selênio é um mineral com  poder de antioxidante que protege a pele contra os efeitos dos radicais livres, o responsável pelo envelhecimento.
Como se usar a linhaça:
Podemos usar em forma de óleo, em suco, sopa, pão, pão de queijo, pura. Você pode usar como achar melhor

Rita sousa blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

FONTES DE VITAMINAS


cerejas
Cereja:

Rica em: vitamina C, acido fólico, betacaroteno, cálcio, potássio, magnésio, fosforo e flavonódes. É um fruto poderoso antioxidante e ajuda fortalecer o sistema imunitário. Muito bom para tratamento de gota, acne, insónia, reumatismo e inflamação da garganta.

caju
Caju:

Rico em: vitaminas do complexo B, vitamina C e ferro. É indicado para caso de febre, impotência sexual, diabetes, bronquite, gripe e tosse e ainda ajuda proteger o sistema imunológico.

cenoura
Cenoura:

Rica em: Vitaminas, A, C, E, fibras, betacoroteno potássio, ferro, cálcio, e zinco.  Tem propriedades dietética, alivia azia, é benéfica para o estômago e o aparelho digestivo. É indispensável para gestante, pois melhora e aumenta a produção do volume sanguíneo  e também a produção do leite. Alguns estudos revela que a cenoura pode proteger contra o câncer da boca.

cebolas
Cebola:
Rica em: vitaminas C e do complexo B, potássio, fosforo, ferro e cálcio. É indicada para enfermidades do estômago, intestino, reumatismo, arteriosclerose , parasitas, resfriados, gripes, tosse, bronquite, asma, ajuda depurar o sangue e o fígado.

couves
Couve:

Rica em: Vitamina C, ferro, cálcio, fosforo, betacaroteno e fibras. Por ser rica em fibras é um otimo laxante, também para dores reumáticas, úlceras gástricas, combate artrite e cálculos renais. Pode ainda ajudar a prevenir e tratar o câncer de mama e doenças cardíacas.

couve-de-bruxelas
Couve-de-bruxelas.
Rica em: vitamina C, folatos, potássio e betacaroteno. Possui grande concentração de folatos, necessário para a produção dos glóbulos brancos.

couve-galega
Couve-galega.
Rica em: vitamina C, ferro, cálcio, caroteno e fibras. Por ser pobre em gordura e baixo teor calórico, é indicado para quem quer emagrecer. Também estimula o sistema imunitário.
couve-florr

Couve-flor:
Rica em: Vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, fosforo, e fonte de folato. Suas folhas é muito eficaz no combate as anemias, falta de apetite e também a prisão de ventre.

chicoria
Chicória:
Rica em: vitaminas A, complexo, B, C e D, potássio, betacaroteno e folatos. É indicado na prevenção da osteoporose, anemia. Por ser de baixo valor calórico, é otimo para dietas de emagrecimento.

coentros
Coentros:
Rico em: vitaminas A, B1, B3, B6, vitamina C, cobre, cálcio, ferro, fosforo, magnésio, selénio e flavonódes. É um tônico para o estômago e o coração.
coco

Coco:
Rico em: vitaminas A, do complexo B (B1, B2, B5), vitamina C, e sais minerais como, potássio, cálcio, fosforo, magnésio, sódio, e cloro, também é rico em fibras, proteínas, carboidrato e gorduras. São vários benefícios que agua de coco nos proporciona, ajuda a reduzir colesterol, reduz a pressão arterial, desidratação, diarreia, trata ulcera estomacal, depura o sangue, preveni e auxilia no tratamento da artrite, estado febril, hidrata a pele e acima de tudo evita vómitos e náuseas na gravidez.

damasco
Damasco:
Rico em: vitaminas A, B1, B2, B3, C, fosforo, ferro e potássio. É indicado nos casos, afecções do fígado, problemas de visão, nicotina e câncer.

dente-de-leaos1
Dente-de-leão:
Rico em: ferro e cobre. Usado nos casos de diabetes, hemorróidas, gota, artrite, ajuda aliviar a retenção de líquidos e reduz a hipertensão arterial.

ervilhas
Ervilhas:
Rico em: vitaminas A, C, fosforo, cálcio, ferro, e potássio. São vários benefícios que a ervilhas traz a nossa saúde, combate a dores de estômago, intestino, laxante e coágulo no sangue.

espinafre
Espinafre:
Rico em: vitaminas A do complexo B, possui minerais como, ferro, fosforo, cálcio, folatos e betacoroteno. O espinafre é recomendado para pessoas anémicas, desnutridas, também é um bom para combater a pressão arterial, cálculos renais, artrite, diarreias, acima de tudo ajuda a desintoxicar o organismo.

framboesa1
Framboesa:
Rica em: vitaminas A, B1, B5, C, ferro, cálcio, fosforo, magnésio e potássio. A framboesa é utilizada no tratamento de inflamação, na garganta, gengivas, prisão de ventre, hemorróidas, reumatismo, doenças dos rins, fígado.

figo
Figo:
Rico em: fosforo, cálcio, potássio e magnésio. É indicado para dores de garganta, gripe, tosse, bronquites, cálculos, ulceras gástricas e duodenal, diarreia, insónia e queimaduras do sol.

kiwi
Kiwi:
Rico em: vitaminas A, C, cálcio, ferro, carboidratos e fibras. É indicado no casos de problemas digestivos, prisão de ventre, arteriosclerose, artrite, reumatismo, resfriado, gripe.
goiaba2

Goiaba:
Rico em: vitaminas A, B1, C, fosforo, ferro, cálcio, zinco e fibras. A goiaba é uma fruta de grande beneficio para o nosso organismo, auxilia no combate as infecções, reduz o nível do colesterol, tosse, diarreia, hemorragias e ajuda no emagrecimento.

groselha
Groselha:
Rica em: vitaminas  B, C, E, cobre, ferro, fosforo, potássio e magnésio. É um poderoso antioxidante, anti-inflamatório, e fortalece o sistema imunológico.

gengibre
Gengibre:
Rico em: selenio e zinco. É muito utilizado em caso de resfriados, dores de garganta, gripe, tosse e também auxilia no caso de emagrecimento.

hortela
Hortelã:
Rico em: magnésio, cálcio, ferro e folatos. É muito útil para a digestão, refresca o hálito, tremores nervoso, vómitos, cólicas, catarro brônquios e auxilia a expectoração.

laranja
Laranja:
Rica principalmente em vitamina C, potássio, caroteno. Ajuda a combater resfriados, gripe, diminui o colesterol, ainda tem propriedades anticancerigenas.

limao
Limão:
Rico em: vitamina C, potássio, cálcio. Eficaz nos tratamento resfriados, gripe, infecções por parasitas, melhor a circulação sanguínea, e muito bom para o sistema nervoso.

maca
Maçã:
Rica em: vitaminas do complexo B, vitamina C, E, magnésio, cálcio, fosforo, potássio, cobre e zinco, e ainda peticina. É eficaz nos tratamento da obesidade, problema intestinal, digestivo, fígado, colesterol, cálculos, reumatismo, arteriosclerose, artrite, febre, resfriado, cistite e fortalece o sistema imunitário. Sua casca possui nutrientes, antioxidante e substancia que evitam a proliferação de células cancerígenas, incluindo as células do cólon, da mama e do fígado.

mamao
Mamão:
Rico em: vitaminas A, do complexo B, e vitamina C, ferro, cálcio, fosforo e potássio. Este fruto possui uma enzima chamada papaína, que auxilia na digestão, fígado, prisão de ventre, gripe, hérnias, desidratação. Além de proteger o organismo contra o câncer.

manga
Manga:
Rico em: vitaminas C, do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, ferro, fosforo, potássio, fibras e caroteno. São vários os benefícios que a manga traz para nossa saúde, auxilia no combate acidez, doença do estômago, problemas cardíacos, diurético e ainda ajuda controlar a tensão arterial, a tratar anemia e fortalece o sistema imunitário.

morango
Morango:
Rico em: vitaminas B5, vitamina C, ferro, potássio e fibras. O morango é muito bom para dietas de emagrecimento, ajuda prevenir o câncer, e algumas doenças cardíacas, e a reduzir o nível do colesterol, males dos rins, anemias, fadigas e doenças da pele.

OS BENEFÍCIOS DAS FRUTAS E VERDURAS

Nos alimentarmos de forma correta traz incontáveis benefícios para nossa saúde e o bem-estar. Veja na sequência uma lista de frutas e legumes, que pode ser consumidos natural ou em forma de sucos, conheça as suas respectivas propriedades terapêuticas.
abacate
Abacate:
Rico em: vitaminas B, E, potássio e gordura monoinsaturada.
Vantagens: reumatismo, bronquite, cálculos renais, diarreia, dor de cabeça , eczema, pela seca, parasitas intestinais, colesterol, úlcera gástrica e duodenal, tosse, rouquidão e artrite. Alem de saciar a fome, estimula a cicatrização. Por ser rico em vitamina E, é bom para pessoas com doenças cardiovasculares. Pois a vitamina E reforça também o sistema imunitário.

que abacaxi!
Abacaxi:
Rico em: vitaminas A, B, C, fosforo, cálcio, potássio e bromelaína. É indicado na má digestão, aparelho urinário, pressão arterial, artrite, bronquite, tosse e obesidade. A bromelina  é uma enzima presente no abacaxi que ajuda na digestão, e ainda pode ser eficaz para dissolver coágulo sanguíneos.
Acerolas
Acerola:
Uma fruta ria em vitaminas A, do complexo B, C, ferro e cálcio. Otimo nos sintomas de resfriado , gripe e anemia.
lunch time
Agrião:
É fonte de vitamina C e ferro, iodo e betacoroteno. Ele atua diretamente no sistema digestivo, circulatório e respiratório. Ideal para quem fuma, pois age como antídoto aos efeitos tóxico do tabaco. Também pode ajudar no tratamento do câncer do pulmão, cãibras e cegueira.
alface1
Alface:
Rica em: potássio, cálcio, fosforo, ferro e vitamina A, C e niacina. A alface age como sedativo, calmante, analgésico, cicatrizante, depurativo e desintoxicante. Auxilia no tratamento contra insónia e perturbações gerais do sistema nervoso, dores de cabeça cronicas e tosse, para além disso pode ajudar o organismo e combater o câncer.
aipo
Aipo:
Rico em: cálcio, potássio, e vitaminas A e  C , suas propriedades dietéticas e ao mesmo tempo hidratante, ainda auxilia na eliminação dos gases intestinais e na eliminação das toxinas, na eliminar do acido úrico do aparelho digestivo. Útil para quem sofre de gota e infecções urinarias. Pode ajuda a reduzir inflamações e artrite.
mais alho
Alho:
Rico em: potássio, magnésio, cálcio. Tem propriedades: Anti-virais, antibiótico, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-asmática, Anti-oxidante, Anti-cancerígeno, colesterol alto, tensão arterial elevada, asma, bronquite, gripe, e tem uma eficácia nos tratamento de câncer de mama e próstata.
alperce
Alperce:
Rico em: betacaroteno, fibra, magnésio, fósforo, cálcio, flavonóides, ferro, zinco e ainda vitaminas do complexo B e C. É um excelente antioxidante, e fortalece o sistema imunológico.
alcachofra
Alcachofra:
Rica em: fosforo, magnésio,  potássio, sódio, acido folico, as vitaminas B3, C e K. É excelente para purificar o fígado, diurético, auxilia nas dietas de emagrecimento, reduz os níveis de colesterol no sangue.
ameixa
Ameixa:
Rica em: potássio, fosforo, sódio, magnésio, cálcio, betacaroteno, fibras e vitaminas C e E. O suco é um poderoso antioxidante, estimula o sistema imunitário e é útil para combater o envelhecimento, rouquidão, gripe, tosse, problemas digestivos, gastrite e cólicas.
cur_aspargo
Aspargo:
Contem: vitaminas A, C, cálcio e ferro. É indicado para quem tem eczema, doenças de pele, acne, e afecções de rins. Por ser pobre em calorias e hidrato de carbono, é bom para pessoas que precisam manter e perder peso.
azeitonas
Azeitona:
Rica em: vitaminas A, B1, D e E. Indicado nas doenças de pele, como eczema, acne, psoríases, sardas, envelhecimento da pele, problemas digestivo, e falta de apetite sexual.
banana1
Banana:
Rica em: potássio, cálcio, ferro, fosforo, magnésio, betacaroteno, ácido fólico, vitamina C, e do complexo B. Indicado para pessoas que pratica esporte, quem sofre de depressões, anemia, pois estimula a produção de hemoglobinas, pressão arterial, nervos e ulceras.
batatas1
Batatas:
Rica em: cálcio, potássio, fibras, carotenos e vitamina C. Ajuda no tratamento de câncer, dores de estômago e enfermidades do intestino, evita a formação de coágulo sanguíneo e reduzir o risco de doença cardíaca. E a batata doce  ajuda proteger contra o câncer.
beterrabas2
Beterraba:
Rica em: açúcar, proteínas, fibras, vitaminas A, do complexo B, vitamina C, sais minerais como: ferro, zinco, sódio, potássio e magnésio. É muito bom para combater anemia, perda excessiva de líquidos, e problemas de fígado e prisão de ventre.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

COMPOSTO NA MELANCIA PODE AJUDAR NO COMBATE À HIPERTENSÃO




Comer melancia pode ser uma forma mais gostosa de combater a hipertensão. De acordo com pesquisadores da Universidade do Estado da Flórida, nos EUA, a fruta contém um aminoácido chamado L-citrulina/L-arginina, que melhora a função arterial, ajudando a reduzir a pressão sanguínea.
“A melancia é a fonte comestível mais rica em L-citrulina, que está intimamente relacionada à L-arginina, o aminoácido necessário para a formação de óxido nítrico, essencial para a regulação do tônus vascular e de uma pressão sanguínea saudável”, escreveram os pesquisadores, em artigo no American Journal of Hypertension.
O pesquisador Arturo Figueroa, que coordenou o estudo, explica que a L-citrulina é convertida em L-arginina no corpo, trazendo benefícios para a saúde vascular desses pacientes.
No entanto, o simples consumo desse segundo composto através de comprimidos não seria uma opção viável, porque ele pode causar náuseas, desconforto gastrointestinal e diarreia.
Em pesquisa com nove pessoas hipertensivas com idades entre 51 e 57 anos, os pesquisadores confirmaram que o consumo de “doses terapêuticas” diárias de melancia por seis semanas poderia ser útil no combate à hipertensão, melhorando a função arterial e reduzindo significativamente a pressão.
Entretanto, os autores destacam que estudos maiores são necessários para confirmação dos benefícios da fruta e de suplementos com os aminoácidos.


Fonte: www.fatimanews.com.br

CONTRA O ESTRESSE, MELÃO




"Componente presente na fruta pode ajudar a combater o estresse, aponta estudo"

Fernando Fischer


Cientistas franceses podem ter descoberto uma forma natural de combater o estresse: o consumo de melão. Em estudo recentemente publicado no Nutrition Journal, os especialistas destacam que um componente da fruta, chamado superóxido dismutase, tem propriedades antioxidantes benéficas que previnem o dano provocado pelos radicais livres nas células e tecidos.
Nos testes, os pesquisadores observaram um significativo efeito placebo em 35 voluntários que receberam uma cápsula sem princípios ativos, mas que durou apenas os primeiros sete dias de estudo. Por outro lado, aqueles que receberam pílulas com a enzima reportaram efeitos duráveis e mais fortes na redução dos sintomas de estresse e fadiga. Além disso, a enzima pareceu melhorar a concentração, reduzir a sensação de cansaço e irritabilidade e melhorar problemas de sono.
Os autores destacam, porém, que os resultados não provam ainda que o consumo da fruta, ou mesmo de um suplemento com o componente, possa reduzir o estresse e a fadiga. Assim, pesquisas maiores e de longo prazo são necessárias para confirmação.
fonte; Sport Life